Victer critica fake news sobre faixas à Ilha do Governador | Diário do Porto


Infraestrutura

Victer critica fake news sobre faixas à Ilha do Governador

Ilha do Governador tem acesso especial, na Linha Vermelha. Wagner Victer diz que falsa notícia divulga que sistema serve apenas o Galeão

27 de fevereiro de 2024

Ilha do Governador e Galeão têm faixas exclusivas na Linha Vermelha (foto: Prefeitura do Rio / projeção das pistas)

Compartilhe essa notícia:


O engenheiro Wagner Victer, morador da Ilha do Governador, divulgou um vídeo para esclarecer que é falsa a informação de que as faixas exclusivas da Linha Vermelha sirvam apenas para quem vai ao Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão. Segundo Victer, a fake news vem sendo distribuída no Tik Tok e em redes sociais que congregam os moradores da ilha.

Victer, que já foi secretário de Estado de Educação, de Minas e Energia e presidente da Cedae, critica a fake news e diz que sua divulgação pode ter como objetivo enfraquecer o movimento em apoio ao fortalecimento do Galeão, o maior polo de empregos na Ilha do Governador.

As faixas exclusivas foram implantadas pela Prefeitura do Rio com o objetivo de diminuir as retenções do tráfego em direção ao Galeão, mas servem também para quem se direciona para qualquer outro lugar dentro da Ilha do Governador. As faixas estão sinalizadas no lado esquerdo das pistas da Linha Vermelha, apenas no sentido entre o Centro do Rio e a Ilha.

Os motoristas que seguem em direção à Baixada Fluminense devem se manter nas faixas da direita, evitando ser flagrados pelas câmeras da Prefeitura, que promete multar os infratores. A fiscalização é feita por meio de dupla verificação das placas. Quem trafegar pelas pistas da esquerda e não continuar até dentro da Ilha do Governador, receberá a multa. 

Ilha do Governador deve ter 30% de aumento no tráfego

A faixa exclusiva funciona no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz, na altura da Linha Amarela, e o acesso à Ilha do Governador. A extensão é de 2,2 quilômetros.

A instalação da faixa exclusiva tem como objetivo ordenar o tráfego na via expressa, em função do esperado aumento dos voos previstos para o Galeão neste ano e consequente aumento do fluxo viário no acesso à Ilha do Governador. A Prefeitura espera por um aumento diário médio de 30% na quantidade de veículos, calculados sobre os dados do mesmo período do ano passado.


LEIA TAMBÉM:

Circuito Ecológico Caminhos de Maricá está de volta

Galeão ganha ônibus expresso para o Terminal Gentileza

Saquarema leva Conexão do Futuro para 7 mil alunos