Ponte Rio-Niterói faz 50 anos com 400 mil pessoas ao dia | Diário do Porto


Infraestrutura

Ponte Rio-Niterói faz 50 anos com 400 mil pessoas ao dia

Considerada a maior do hemisfério sul, ponte Rio-Niterói é marco da engenharia brasileira, com o maior vão livre do mundo em linha reta

5 de março de 2024

Ponte Rio-Niterói, tem 13,2 km de extensão e um vão central de 300 metros de comprimento e 72 metros de altura (foto: reprodução da internet)

Compartilhe essa notícia:


Um dos símbolos do Rio de Janeiro está completando 50 anos. Inaugurada em 4 de março de 1974, a ponte Rio-Niterói hoje é o caminho pelo qual passam cerca de 150 mil carros e 400 mil pessoas, diariamente. Seu nome oficial, Presidente Costa e Silva, é uma homenagem ao general da ditadura militar que assinou o decreto para o início de sua construção, em 1968. Em 2015, o Ministério Público Federal pediu para que o nome fosse trocado, mas não foi autorizado pela Justiça.

A ponte Rio-Niterói é a maior do hemisfério Sul e da América Latina, com 13,2 km de extensão e um vão central de 300 metros de comprimento e 72 metros de altura, sendo o maior no mundo em reta contínua. Antes de ser construída, a travessia de veículos entre as duas cidades era feita em balsas, com mais de duas horas de espera na fila para embarcar. Quem não queria esperar, tinha que dar a volta de cerca de 100 km pela Baixada Fluminense, no entorno da Baía de Guanabara.

A construção durou quatro anos e seis meses e empregou mais de 10 mil operários. Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz, enquanto o engenheiro responsável pela ponte de aço foi o americano James Graham.

A ponte Rio-Niterói foi a primeira grande estrutura rodoviária concedida para o setor privado no país. Em 1º de junho de 1995, foi feita a concessão para a empresa Ponte S/A, do Grupo CCR. Desde 2015, a ponte está concedida ao consórcio Ecoponte.

A travessia conta com seis ambulâncias, sendo duas com unidades de terapia intensiva tripuladas com médicos e enfermeiros, três de resgate e uma motolância. A frota de serviço mecânico conta com 33 veículos, como guinchos leves, pesados e super pesados, carro-pipa e viaturas de inspeção.

A história da construção e seus números fazem da ponte Rio-Niterói um marco da engenharia nacional. O início das obras, com aço inglês, foi marcado pela presença da então rainha Elizabeth 2ª, em 1968. O projeto foi financiado por um empréstimo britânico.


LEIA TAMBÉM:

TIM Music Noites Cariocas sobe o Morro da Urca, em abril

Circuito Ecológico Caminhos de Maricá está de volta

Galeão ganha ônibus expresso para o Terminal Gentileza


 

PONTE RIO NITERÓI EM DADOS:

  • Data de inauguração: 4 de março de 1974
  • Extensão total: 13,2 km
  • Altura máxima: 72 metros, ou quase duas vezes o Cristo Redentor (que tem 30 metros de estátua e oito de pedestal)
  • Veículos por dia: 150 mil
  • A maior ponte do hemisfério Sul e da América Latina
  • Vão central de 300 m, o maior em reta contínua no mundo
  • 1.152 vigas ao longo de sua estrutura sobre as águas
  • Faz parte da BR-101, rodovia federal que liga as regiões Sul e Norte do país

Fonte: Ecoponte