Camarote Favela terá Frente Parlamentar do Samba e Carnaval | Diário do Porto


Carnaval

Camarote Favela terá Frente Parlamentar do Samba e Carnaval

Deputado federal Quaquá, criador do Camarote Favela, propôs a formação de uma Frente Parlamentar para a valorização do samba e do Carnaval

13 de fevereiro de 2023

Lula foi convidado pelo deputado federal Quaquá e sua mulher, Gabriela Lopes, para vir ao Camarote Favela, no Sambódromo (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O mundo do samba começou a luta para entrar na agenda oficial do Poder Legislativo. A criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Samba e Valorização do Carnaval Brasileiro é a primeira proposta do deputado federal Quaquá (PT-RJ) à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Quaquá é o idealizador do Camarote Favela, no Sambódromo, que deve receber vários congressistas apoiadores da Frente Parlamentar e para o qual também foi convidado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A profissionalização do setor, segundo o deputado, é um dos objetivos da iniciativa de levar o debate ao parlamento. “Todo grande país investe para ganhar a hegemonia cultural do mundo. O samba, como tudo que vem da cultura popular, tem sido relegado ao segundo plano. Chegou a hora de valorizar esse diamante negro da cultura brasileira”, diz Quaquá. “O samba é uma das marcas do Brasil no exterior e é fruto de uma cultura genuinamente brasileira, vinda das classes populares e da favela, herdeira dos tambores africanos de nossas favelas.”

A instalação da frente precisa de 198 assinaturas de deputados. Não parece ser difícil. O Camarote Favela, criado por Quaquá e organizado por Gabriela Lopes, sua esposa, está preparado para receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva este ano e já tem mais de 100 confirmações de deputados e senadores.

A Prefeitura do Rio espera uma movimentação de R$ 4,5 bilhões no Carnaval deste ano, 12,5% a mais do que em 2020, a última festa completa antes da pandemia. Desse montante, só o Carnaval de rua deve ser responsável por R$ 1,2 bilhão, um crescimento de 20% em relação a 2020. Os números são da segunda edição do estudo Carnaval de Dados, uma publicação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) em parceria com o Instituto Fundação João Goulart e com a Riotur.


LEIA TAMBÉM:

Terreirão do Samba pronto para o carnaval

Alerj fará reforma tributária, diz novo presidente

Praça Araribóia, no Centro de Niterói, terá visão livre para Baía de Guanabara


Camarote Favela terá show da ministra Margareth Menezes

Altas autoridades do Executivo também estarão lá, como os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Márcio Macedo (secretário-geral da Presidência) e Ruy Costa (Casa Civil) e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outros.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, vai dar um show na festa, com previsão de receber cerca de 1.200 convidados por dia. O bloco dos artistas será numeroso no camarote. Além da ministra, estão confirmados nomes como Jorge Aragão, Sandra de Sá, Júlio Sereno, Arlindinho, Jô Borges, a equipe Furacão 2000 e centenas de sambistas.