Gastronomia | Diário do Porto

Bar do Omar

20 de abril de 2018

Localizado no bucólico e pacato Morro do Pinto, o Bar do Omar é um recanto para quem gosta de cerveja gelada, comida boa e uma vista linda para o Porto Maravilha. Vencedora de diversos prêmios, a casa de Omar Monteiro se  apoia na simpatia exuberante do proprietário e nos bons serviços prestados por toda a sua família. Como se tudo isso não bastasse, o local também é palco de rodas de sambas de compositores da Portela e o público que frequenta vem de todos os cantos do Rio de Janeiro.

Restaurante Fim de Tarde

27 de fevereiro de 2018

O Restaurante Fim de Tarde traz para a região do Porto Maravilha os temperos e sabores da cozinha espanhola, aliados a uma adega de vinhos com mais de 100 rótulos. 

Restaurante Málaga

Com 20 anos de tradição, o restaurante Málaga, localizado no centro histórico do Rio de Janeiro, tem sua cozinha baseada nos sabores da região Ibérica (Portugal e Espanha) e do Nordeste do Brasil.

Gamboa Boa

O Gamboa Boa é um bar e restaurante que aposta no toque caseiro de seus pratos. São opções de comida bem servida e saborosa, sempre com muita atenção ao atendimento. O local também é uma boa pedida para tomar aquela cerveja gelada.

Flórida Bar

Bom atendimento, pratos bem servidos, preços atraentes, local agradável, drinks e cervejas. Este é o Flórida Bar, restaurante hospitaleiro e muito bem localizado, no coração da Praça Mauá, perto de dois museus imperdíveis.

Enoteca DOC

A Enoteca conta com uma belíssima adega de vinhos, com 900 rótulos variados. Lá também é possível encontrar boas cervejas, nacionais e importados. O menu à la carte e o clima cordial dos atendentes são nota 10.

Sá Cabral Art Gallery

É um restaurante com ótimo almoço, ao mesmo tempo que uma galeria de arte. O Sá Cabral Art Gallery está instalado em uma construção de 1913, com decoração caprichada, realçando o valor histórico e cultural do local. A casa é um espetáculo para quem curte os detalhes e valoriza um bom ambiente durante a refeição.

Armazém Zero4

Gastronomia brasileira de boteco e cervejas artesanais bem geladas. Como cenário, o belo Largo de São Francisco da Prainha, território de blocos e baladas. O Armazém Zero tem ampla área externa com mesas, boa para jogar conversa fora sem ver o tempo passar. O bar, que já participou do Comida di Buteco, também tem  espaço para música ao vivo. E o repertório não fica só no samba. No Armazém Zero4, o rock e o jazz também têrm vez.

L’Atelier du Cuisinier

Ótimos sabores franceses, excelentes produtos brasileiros. O ambiente em L’Atelier du Cuisinier é de petit bistrô francês, com um toque de exclusividade. Atende a apenas 24 comensais por vez e tem atendimento exclusivo do chef, formado na cozinha francesa e com muita experiência no Brasil e no exterior.

Angu do Gomes

3 de janeiro de 2018

O Angu do Gomes é a mais conhecida atração gastronômica do Largo São Francisco da Prainha, ou simplesmente Largo da Prainha, lugar de agitação jovem e de circulação de foliões durante os blocos de rua da região. Além do clássico angu com miúdos, o cardápio tem versões contemporâneas com carne moída, frutos do mar e – yes, nós temos – opção vegetariana. É o que se pode chamar de adequação às novas demandas.

McDonald’s

29 de dezembro de 2017

O McDonald’s é a maior cadeia mundial de fast food de hambúrguer. Na região do Porto Maravilha, há três lanchonetes. A rede tem mais de 1.100 pontos de venda espalhados pelo Brasil.

Rei do Mate

O Rei do Mate possui mais de 100 combinações de mates para atender aos mais variados paladares e desenvolveu algumas delícias gastronômicas doces e salgadas, destacando-se o Açaí na Tigela e o Copão de Pão de Queijo.

Megamatte

A região do Porto Maravilha conta com quatro endereços da Megamatte. O grande diferencial da rede é o preparo artesanal de seu carro-chefe, com erva-mate orgânica, sem conservantes, xaropes e outras substâncias químicas.

Kopenhagen

A Kopenhagen é uma empresa brasileira que produz chocolates e uma variedade enorme de delícias. Tem uma filial na Avenida Rio Branco, perto da Praça Mauá.

Cacau Show

A Cacau Show é hoje uma das maiores fabricantes de chocolate do Brasil, com mais de mil lojas espalhadas pelo país. Há duas filiais na região do Porto Maravilha.

Casa do Pão de Queijo

Pioneira na comercialização do pão de queijo, a Casa do Pão de Queijo é uma marca tipicamente brasileira. Criada por Dona Arthêmia, a receita especial que deu origem ao pão de queijo mais famoso do Brasil é a mesma até hoje.

Pasqualino Café Bar e Restaurante

O Pasqualino Café tem o tradicional joelho de presunto e queijo, muitos salgados árabes, sanduíches de carne assada com queijo ou salaminho, filé, churrasco ou bauru. Já dá para sentir que o forte mesmo é o sanduíche, não é? Chopes e petiscos são bem atraentes. Fica aberto das 6h às 22h.

Grão Café

Faz parte de uma rede cheirosa e saborosa. Tem três lojas no Rio, e uma delas é na Rua São Bento 32, esquina com a Avenida Rio Branco e coladinho à Praça Mauá e à parada São Bento do VLT Carioca. Funciona nos dias úteis de 8h às 20h 19h30 (na segunda-feira fecha meia hora mais cedo). Aos domingos, sábados e feriados, fica fechado. 

Filet e Folhas

O Filet e Folhas é um restaurante de comida saudável, que preza pela qualidade de seus ingredientes e pelo ambiente leve de suas lojas. Os chefs de cozinha e nutricionistas buscam sempre novas receitas para encantar o público.

LeMax Hamburgueria Praça Mauá

O LeMax é a primeira hamburgueria Fast Gourmet do Brasil. Há várias opções de hambúrgueres, além de opções de grelhados e saladas,

Cantinho da Harmonia Pizzaria & Lanchonete

Localizada na Rua Sacadura Cabral, 343, na Gamboa, a pizzaria Cantinho da Harmonia é uma boa pedida para quem mora por perto. O restaurante também entrega em domicílio, tanto por telefone, como pelo aplicativo Ifood. As entregas atendem a região do Porto e o centro da cidade. As pizzas do Cantinho da Harmonia são de massa fina e crocante. Mas a casa também conta com várias opções de petiscos como Bolinho de Bacalhau, Frango à Passarinho, Camarão Empanado, entre outros. 

Restaurante Porto Madero

Ao lado do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e perto da Praça Mauá, o restaurante Porto Madero é uma boa opção self-service para comer bem e com preço justo na região. A aposta é na gastronomia caseira de qualidade, em um ambiente climatizado para esquecer o calor durante o almoço.

Café e Restaurante Gracioso

Com seis décadas, o Restaurante Gracioso se firmou no roteiro da vida boêmia do Rio. Artistas, sambistas e personalidades do Rio Antigo fizeram do bar seu escritório na Zona Portuária. Uma marca da casa foi a criação do bloco de carnaval Escravos da Mauá, referência aos mercados de escravos nos séculos XVIII e XIX.

Ocidental

Mesas de plástico, ambiente tranquilo e descontraído. Local histórico do Porto Maravilha, onde nasceu o Beco das Sardinhas, em 1956. É o primeiro dos cinco botecos que tomam conta do trecho da Rua Miguel Couto, fechada para carros.

Cine Botequim

Entre outros pratos, encontramos o clássico “Filé de Frango Robin Williams” e o “Mad Max”, um hambúrguer no pão australiano, bacon, queijo, cebola caramelizada e maionese de limão e ervas (R$ 28,90), sucesso de bilheteria. Nenhum item no cardápio tem tanta saída quanto a “liga das coxinhas”.

Casa Paladino

Um pulo no século passado sem sair do Porto Maravilha. O campeão de vendas? Prepare-se: é o sanduíche triplo, com provolone, ovo e presunto no pão francês (R$ 10). As omeletes também ocupam o pódio do Paladino. As clássicas têm recheio de bacalhau e de camarão.

Mississippi Delta Blues Bar RJ

O Mississippi Delta Blues Bar remete o frequentador aos ‘juke joints’ do sudoeste dos Estados Unidos. São pequenos e charmosos bares de beira de estrada, onde  blues e southern rock costumam ser as principais atrações. Geralmente têm música, dança, jogos e bebidas e são operados sobretudo por afro-americanos. Muitos historiadores apontam os juke joints como responsáveis pelo surgimento do blues.