Estado do Rio tem a temperatura mais baixa do Brasil | Diário do Porto


Clima

Estado do Rio tem a temperatura mais baixa do Brasil

Com 11,3 graus negativos, Parque Nacional do Itatiaia, no Estado do Rio, bateu o recorde de temperatura negativa no último dia 7

12 de julho de 2023

Temperatura mais baixa do Brasil foi registrada a 2.440 metros, em estação do grupo Mantiqueira Abaixo de Zero (foto: reprodução da internet)

Compartilhe essa notícia:


A temperatura mais baixa do Brasil neste ano foi registrada no município de Resende, no Estado do Rio, dentro do Parque Nacional de Itatiaia, na estação do Campo Belo, a 2.440 metros de altura. Lá, na madrugada do último dia 7, os termômetros desceram para menos 11,3º graus centígrados

As medições nessa região, na qual está o Pico das Agulhas Negras com 2.791 metros, são feitas por estações instaladas pelo grupo Mantiqueira Abaixo de Zero, composto por pesquisadores que não estão ligados a órgãos do Governo. Acima do Campo Belo há outros pontos de medição, mas que não chegaram ao recorde. A explicação é a maior umidade do local.

Segundo o grupo, os pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, entre o Rio, Minas e São Paulo, apresentam as menores temperaturas do país, mesmo quando comparados com os Estados da Região Sul. O fato se deve às maiores altitudes da Serra quando comparada com as montanhas sulistas. Quanto mais alto for o local, menos denso é o ar e a temperatura cai à medida em que ele se rarefaz. A cada quilômetro para cima, são cerca de 6 graus a menos no termômetro, em média.  

Estado do Rio tem o parque mais antigo do país

Em busca de temperaturas ainda mais baixas, o grupo Mantiqueira Abaixo de Zero acaba de instalar uma estação também no pico da Serra da Mina, entre Minas e São Paulo. Esse cume tem apenas sete metros a mais do que o Pico das Agulhas Negras. Se a nova estação medidora vai registrar um novo recorde negativo, também vai depender do grau de umidade no local.

Foi justamente a alta umidade que favoreceu a incidência de neve em Itatiaia, em 2012, na parte mais alta do Parque Nacional, onde a temperatura desceu a menos 9 graus. Porém o ano em que houve a maior nevasca na região foi 1985, quando mais de um metro de neve se depositou nas proximidades do Pico das Agulhas Negras.

O Parque Nacional de Itatiaia, o mais antigo do país, foi criado em 1937. A área, onde fica o Pico das Agulhas Negras, pertencia ao Barão de Mauá, no século 19, tendo se tornado um bem da União em 1908. A escalada até ao topo foi primeiro tentada por Franklin Massena, em 1856, sem sucesso. Outras tentativas foram feitas por André Rebouças, em 1878, e Horácio de Carvalho, em 1898, mas o cume só foi atingido em 1919, por Carlos Spierling e Osvaldo Leal. Hoje, a subida é considerada adequada para pessoas mais experientes e é feita com guias habilitados pela direção do Parque.


LEIA TAMBÉM:

Circuito Ecológico Caminhos de Maricá vai para Pedra do Itaocaia

Festival de Curtas na Cinemateca do MAM celebra ator Flávio Migliaccio

IDG começa obras de valorização no Cais do Valongo