Evento da Socinpro discute IA e direitos autorais | Diário do Porto


Evento

Evento da Socinpro discute IA e direitos autorais

Artistas da Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais (Socinpro) destacam a importância da gestão coletiva

29 de março de 2024

Artistas fizeram apresentações em evento da Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais (Socinpro) (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Durante o evento de lançamento da nova marca da Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais (Socinpro), os artistas presentes discutiram a importância da gestão coletiva para fazer frente aos novos desafios que a Inteligência Artificial (IA) traz ao setor. O encontro aconteceu na última terça-feira (26/3) no restaurante Baleia Rio’s, no Aterro do Flamengo. 

Na ocasião, a reunião dos artistas contou também com apresentações de Xande de Pilares, Altay Veloso e Neguinho da Beija-Flor. O diretor geral da Socinpro, Adonis Marcelo, falou sobre a preocupação com as novas tecnologias. “Hoje, a IA ainda não é capaz de criar. Ela é uma ferramenta para quem cria. Mas em meio a um mercado que já sofre com a falta de reconhecimento dos seus artistas, o amplo acesso aos dados disponíveis atualmente inviabiliza uma gestão individual de direitos. A gestão coletiva é o único caminho para a proteção de artistas”, avalia Adonis. 

A Socinpro trabalha desde 1962 na defesa do direito autoral no país e é uma das seis sociedades-membro que formam e administram o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) . Para Orlando Motta, diretor de Controle de Arrecadação e Distribuição, a nova marca representa um conceito de integração com o mercado atual. 

“O mercado da música e a sociedade precisam se atualizar. A marca reflete essa modernização que já vinha acontecendo na instituição, com a criação de núcleos gospel, de funk, rap e até mesmo trap. Nosso objetivo é fazer com que os associados possam se sentir mais à vontade e tenham uma participação mais assertiva”, resume Motta.

Socinpro foi fundada por Roberto Carlos e tem 22 mi associados

Para inaugurar a nova marca da Socinpro, que tem como presidente de honra Altay Veloso, o evento foi acompanhado de um pocket show. Aos 73 anos, Altay tem mais de 500 composições e acumula sucessos: teve músicas gravadas por artistas como Roberto Carlos (Dito e Feito), Nana Caymmi (Bolero de Neblina), Alexandre Pires (Interfone), Belo (Farol das Estrelas), Daniel (Declaração de Amor) e Exaltasamba (Dez a Zero). 

Entre os fundadores da Socinpro, estão grandes ícones da música, como Roberto Carlos, Jair Rodrigues, Carmem Miranda e Maysa. Atualmente, a instituição conta com mais de 22 mil associados, entre eles César Menotti & Fabiano, Eduardo Costa, MC Kekel e diversos outros nomes do mercado musical. “É muito importante ter uma sociedade que defende nossos direitos como artistas. A música é um legado eterno, e ter alguém para defender esse legado é muito importante”, disse Neguinho da Beija-Flor.


LEIA TAMBÉM:

Em Maricá, estudantes dos EUA visitam hospital Che Guevara

Lula e Macron falam sobre submarino nuclear, em Itaguaí

Cury entrega Rio Wonder e Porto deve ter mais 3.500 moradores