Grãos de Gratidão leva para a praia crianças com doenças raras | Diário do Porto


Cidadania

Grãos de Gratidão leva para a praia crianças com doenças raras

O projeto Grãos de Gratidão leva crianças portadoras de câncer, síndromes, deficiências e doenças raras para se divertir ao ar livre

21 de dezembro de 2023

A iniciativa é realizada desde 2017 no 3ºGMAR, em Copacabana. (Foto: João Reis/João Reis Produções)

Compartilhe essa notícia:


Sophia Marques

 

Há oito anos, o projeto Grãos de Gratidão tem transformado a realidade de crianças  que vivem com câncer, síndromes, deficiências e doenças raras. Criado em 2016 pelo tenente do Corpo de Bombeiros Ricardo Martins Pereira, a iniciativa leva os pequenos que enfrentam longas temporadas dentro de hospitais, para aproveitar um dia de brincadeiras ao ar livre, de forma gratuita.

As atividades são realizadas em dias próximos a datas comemorativas, como a Páscoa, o Dia das Crianças e o Natal, com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, que cede espaço e organiza as atrações. Neste ano, ocorreu na quarta-feira, dia 20 de dezembro. A marca registrada do evento é a visita de personagens temáticos – Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, super-heróis e outros – que chegam em motos aquáticas e distribuem brindes para a criançada. 

Na foto, os personagens LadyBug e The Flash numa mot aquática. (Foto: Grãos de Gratidão)

O começo do Grãos de Gratidão

A primeira edição foi na sede do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) na Lagoa, quando Ricardo decidiu levar algumas crianças da Associação dos Amigos da Infância com Câncer (AMICCA) para um viver um dia lúdico. O nome surgiu dos irmãos Susana e Paulo André Madruga, que em 2017 se juntaram à iniciativa e transformaram o Grãos de Gratidão em um projeto.

“A ideia do Grãos de Gratidão é trazer as crianças que pisam no chão frio do hospital para sentir o chão quentinho e acolhedor da praia”, conta Susana. “Organizamos estes eventos há sete anos nas instalações do 3° GMar, em Copacabana, com o total apoio do Corpo de Bombeiros. Mais de 100 voluntários acolhem estas crianças, que muitas vezes fazem atividades na água do mar pela primeira vez na vida. Cada grão é importante.”

Atualmente, além da AMICCA participam também as organizações Obra Social Dona Meca e USEKEPHAS, que se revezam para que uma maior variedade de pessoas seja atendida pelo projeto. Os participantes do Grãos de Gratidão desfrutam de atividades como passeio de Jet Ski, recreação com brinquedos, demonstração com cães adestrados, e recebem lanche e cuidados especiais, também proporcionados pelos oficiais.


Leia Também:

Projeto leva bicicletas para crianças de Japeri e Cachoeira de Macacu

Sesc Verão 2024 promove agenda de lazer para o RJ

Mata Atlântica diminui desmatamento em 2023