Josier Vilar quer "riomaníacos" na Associação Comercial | Diário do Porto


Política

Josier Vilar quer “riomaníacos” na Associação Comercial

Conheça o novo presidente da ACRJ, Josier Vilar, e seus 14 compromissos, entre os quais a luta pela revitalização do centro do Rio

17 de maio de 2023

Josier Vilar, novo presidente da ACRJ, é médico e empresário

Compartilhe essa notícia:


O médico e empresário Josier Vilar foi eleito nesta terça-feira presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) prometendo unir os “riomaníacos” na construção de um ambiente melhor para negócios e geração de empregos no Estado.

“Pretendo reunir todos os “rio maníacos” para juntos construirmos, a partir da Associação Comercial, um ambiente de negócios que seja atrativo para as pessoas viverem, trabalharem, empreenderem, investirem e visitarem”, declarou Josier ao “Jornal do Brasil”.

Josier é formado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem pós-graduação em Gestão de Crise e Governança Corporativa pelo Ibmec, MBA pela Coppead-UFRJ e mestrado em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É coautor do livro “Gestão em Serviços”, da Editora FGV.

Ação por medicina de qualidade

Vilar recebeu 39 votos, contra 16 do presidente interino, advogado Daniel Homem de Carvalho, que assumiu após a renúncia de José Antônio do Nascimento Brito. “Josa” renunciou após tentar, sem sucesso, vender o histórico prédio da ACRJ, na área da Candelária. Dos 76 membros aptos a votar, 55 compareceram à votação. O mandato será de dois anos, até maio de 2025.

Josier tem se destacado nos meios intelectuais e empresariais do Rio como um dos articuladores mais ativos de políticas de recuperação econômica do Rio. Com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial, preside a Iniciativa FIS (Fórum Inovação e Saúde). É uma organização sem fins lucrativos com foco na garantia de acesso a serviços de medicina de qualidade para toda a população.

Rui Barreto Filho no Conselho Superior

O empresário Ruy Barreto Filho foi escolhido como presidente do novo diretório do Conselho Superior, tendo como vice Marta Arakaki. Ruy é empresário com atuação no ramo industrial, produtor e exportador de café, e dirige, com a família, a centenária Fábrica Bhering. Marco Antônio Moreira Leite e Ricardo Salles também integram o conselho.

Ruy Barreto Filho também é benemérito da Associação, presidente da Câmara de Comércio Brasil Vietnã, diretor da Câmara de Comércio Brasil Rússia e da Sociedade Nacional de Agricultura. Também é membro do Conselho Superior de Comércio Exterior da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Juntos Somos + Rio

Entre os vários movimentos liderados por Josier Vilar está o Juntos Somos + Rio, que esta semana encaminhou ao presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado, um abaixo assinado de apoio ao Projeto de Lei Complementar 07/2021, que trata do retorno dos guardas municipais cariocas ao regime de trabalho de 12 x 36 horas.

Hoje o esquema de trabalho, considerado “absurdo” pelo movimento, é de 12 X 60 horas de descanso. A escala, “na prática, reduziu o contingente ativo da GM substancialmente, colocando em risco a segurança dos cidadãos e do patrimônio de nossa cidade”, diz o documento.

Ao se candidatar, Josier assumiu 14 compromissos principais com a ACRJ, entre eles “revitalizar o centro do Rio, tendo segurança e ordem pública como prioridades absolutas de nossa pauta”. Conheça os outros pontos.

Os 14 compromissos de Josier Vilar na ACRJ

1 – Criar as condições para que a ACRJ seja independente e autônoma financeiramente a partir da ampliação do número de associados e de patrocinadores, do aumento da locação do número de salas, e da prestação de serviços a seus associados que iremos criar.

2- Criar um fundo emergencial para fazer face às despesas correntes de curto prazo.

3-Implantar, em parceria com a ACSP e CDL, uma plataforma de serviços on-line para associados da ACRJ.

 


LEIA TAMBÉM:

Maricá terá três hotéis do grupo Marriott

Ministro não tem proposta para revitalizar o Galeão

Cassinos serão analisados no Senado, decide Pacheco


 

4 – Criar a Loja do Empreendedor (virtual e presencial) onde o empreendedor/empresário associado poderá resolver todos os problemas burocráticos de sua empresa em um só lugar.

5- Construir o Farol do Empreendedorismo, um grande datalake formado a partir da coleta e análise de dados setoriais, utilizando a Inteligência Artificial e seus algoritmos para ajudar o empreendedor a tomar a melhor decisão para seu negócio.

6- Criação, em parceria com a ACSP, da Escola Digital do Empreendedor, focada na gestão de negócios on-line para nossos associados.

7- Instituir o Fórum para o Desenvolvimento Empresarial Sustentável no Rio de Janeiro, em parceria com a Autoridade do Ambiente Sustentável do Governo Estadual do RJ.

8- Criar na ACRJ, em parceria com o Museu do Amanhã, o Memorial Digital do Empresário do Rio de Janeiro, destacando a vida e a obra dos sucessores de Mauá.

9 – Revitalizar  e fortalecer a representatividade dos Conselhos Empresariais e promover a integração da ACRJ com Firjan, Fecomercio, CDL, Sindrio, Sindilojas, Associações Comerciais de bairro etc.

9- Revitalizar o centro do Rio, tendo segurança e ordem pública como prioridades absolutas de nossa pauta.

10- Fortalecer o modelo associativo com o retorno imediato da ACRJ ao sistema CACB.

11 –  Conceber o Prêmio Visconde de Mauá Sustentável para organizações privadas que se destaquem nas ações ESG no Rio de Janeiro e recriar o Prêmio Mauá extintos para as atividades como Cultura, Saúde, Educação e Cidadania. 

12 – Ampliar a participação feminina em todos os Conselhos Empresariais da ACRJ. 

13 – Transformar a sede da ACRJ em um prédio seguro e sustentável ambientalmente com energia renovável, controle do ar e reutilização de água.

14- Ampliar o relacionamento com as demais instituições representativas do empresariado e com os órgãos de fomento como BNDES, AgeRio e demais instituições dos governos Municipal, Estadual e Federal, exercendo na plenitude o papel de advocacy nas relações éticas público-privadas.