Mercado Municipal de Niterói em fase de acabamentos | Diário do Porto


Gastronomia

Mercado Municipal de Niterói em fase de acabamentos

Com 180 lojas, expectativa é que Mercado Municipal vire referência gastronômica e gere mais de 2 mil empregos

6 de abril de 2023

Localizado em edifício histórico, obras do Mercado Municipal já estão em fase de acabamentos (foto: divulgação/Prefeitura de Niterói)

Compartilhe essa notícia:


O novo Mercado Municipal de Niterói promete ser um espaço revitalizado e moderno que vai impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade, além de trazer opções variadas de gastronomia e lazer para os moradores e visitantes. Com um investimento total de R$ 69 milhões, o espaço terá cerca de 180 lojas e será administrado pelo Consórcio Novo Mercado Municipal em parceria com a Prefeitura de Niterói.

Pensado em 2013, o Mercado Municipal vai abrigar pequenos produtores locais e do interior do estado do Rio de Janeiro e terá uma grande variedade de estabelecimentos, como floriculturas, charcutarias, peixarias, queijarias, lanchonetes, entre outros. O térreo será destinado à venda de frutas, verduras, legumes, produtos tradicionais da região, açougues e empórios especiais, enquanto o mezanino contará com restaurantes, cervejarias artesanais e uma adega.


LEIA TAMBÉM:

Porto Carioca, da Emccamp, triplica venda de apartamentos

Veja cidades do RJ que lideram procura na Páscoa

Aos 10 anos, ‘A Construção do MAR e a Pequena África’


O local terá medidas sustentáveis como o uso da luz natural e reaproveitamento de água da chuva, além de estacionamento com cerca de 200 vagas e uma nova praça e boulevard para lazer e entretenimento.

Com a conclusão das obras, que já estão na fase final de acabamento, a expectativa é que o Novo Mercado Municipal seja um marco para a cidade de Niterói e atraia visitantes de diversas partes do estado e do país. A iniciativa também será responsável por gerar mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região central da cidade.

O edifício da Avenida Feliciano Sodré abrigou, de 1930 a 1976, o Mercado Municipal da cidade. Depois, o local passou a ser o Depósito Público Estadual, e hoje recebe um trabalho meticuloso para manter as características da arquitetura neoclássica. O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói. Com uma área de cerca de 9.700 m², o local estava desativado há mais de 40 anos. A obra mantém o estilo art decó e promete ser uma referência no estado, com geração de emprego e renda, incentivo ao turismo e gastronomia. O edifício de arquitetura neoclássica fica na Avenida Feliciano Sodré, entre a Rua Presidente Castelo Branco e a Avenida Washington Luiz.

Em visita ao local, o prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou o avanço das obras e ressaltou o potencial turístico do espaço, por ser em um ponto estratégico do Centro, ao lado da ponte Rio-Niterói.