Onda Azul e Firjan fazem debate sobre Cidades Verdes | Diário do Porto


Clima

Onda Azul e Firjan fazem debate sobre Cidades Verdes

Desafio da água e da energia reúne governos, empresas e sociedade em dois dias de debates na 8ª Conferência Cidades Verdes

15 de outubro de 2023

ndré Esteves, do Onda Azul, idealizador do Cidades Verdes (Foto Angelo Bernadelli)

Compartilhe essa notícia:


“O futuro da água e da energia nas cidades sustentáveis” será o tema da 8ª edição da Conferência Cidades Verdes, nos próximos dias 17 e 18, terça e quarta feiras no Rio de Janeiro. O encontro é realizado pelo Instituto Onda Azul, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na gestão de projetos socioambientais, em parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

O evento, que acontece desde 2011, espera atrair cerca de 300 pessoas para acompanharem oito painéis no Centro de Convenções da Firjan, centro do Rio de Janeiro. As apresentações de especialistas e representantes de empresas e de governos começam às 8h30 e vão até 17h30. Haverá transmissão ao vivo pelas mídias sociais do Instituto Onda Azul e seus parceiros.

De olho nos ODS da ONU

A 8ª Conferência Cidades Verdes pretende alinhar os eixos do desenvolvimento sustentável nas metrópoles às práticas ESG, envolvendo poder público, iniciativa privada, academia, mídia, parlamento e sociedade civil. De olho no impacto das mudanças climáticas nas cidades e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 e 7, especialistas renomados irão debater os objetivos, as metas, os desafios e as oportunidades da Agenda 2030, o plano de ação assinado pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em prol de um mundo melhor.

Aguinaldo Ballon, presidente da Cedae, estará no evento

“A conferência Cidades Verdes pretende ser um catalisador de transformações. A cada edição, o evento é um espaço onde especialistas e representantes importantes do setor convergem, debatem e planejam as cidades do amanhã. Com isso, a expectativa é que as ideias se transformem em ações para que, juntos, sejamos capazes de construir um futuro mais verde e sustentável”, pontua André Esteves, diretor-executivo do Instituto Onda Azul.

No primeiro dia, a discussão irá se concentrar no tema “O Futuro da Água”. Os painéis irão abordar a universalização do acesso à água, gestão integrada de recursos hídricos e os impactos das mudanças climáticas no uso desse recurso vital. No dia seguinte, a pauta será “Energia e Mobilidade”, com destaque para a revolução do hidrogênio verde e as mudanças nos transportes públicos para reduzir emissões de carbono.

Ana Asti
Subsecretária Ana Asti, do governo do RJ

O vice-governador Thiago Pampolha estará na mesa de abertura do evento. Entre os palestrantes estão Jorge Peron, especialista em Meio Ambiente da Firjan; Ana Asti, subsecretária de Estado de Recursos Hídricos e Sustentabilidade; Luciano Paez, secretário municipal do Clima de Niterói; e Aguinaldo Ballon, presidente da Cedae. Confira a programação completa em www.inscricoescidadesverdes.eco.br. As oito mesas serão mediadas por jornalistas com experiência no tema da sustentabilidade.

Apoiadores do Cidades Verdes

O evento conta com patrocínio da Eletronuclear, da Cedae e da Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro). Tem apoio de instituições de excelência como a Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Anamma (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), a ONG internacional Iclei(Governos Locais para a Sustentabilidade) e o C40 – Grupo de Grandes Cidades para Liderança do Clima.

Você pode conferir a programação completa e se inscrever gratuitamente para acompanhar o evento no site https://www.inscricoescidadesverdes.eco.br/