ONG oferece capacitação para mães da Providência | Diário do Porto


Cidadania

ONG oferece capacitação para mães da Providência

Projeto Por um Fio prepara mulheres em situação de vulnerabilidade para trabalhar no mercado da moda por meio da costura

8 de maio de 2024

Projeto Por um Fio busca impulsionar mães em busca de independência financeira. (Foto: divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Mães moradoras do Morro da Providência, no Centro do Rio, agora têm a chance de aprender o ofício da costura no Ateliê Por um Fio. Trata-se do projeto social “Por Um Fio”, iniciativa da ONG Providência a Favor da Vida, que capacita mães para a geração de renda e independência financeira.

Fundada em 2014, pela fisioterapeuta Raquel Spinelli, a ONG já atendeu mais de 700 pessoas. Além do Por um Fio, a organização tem medidas de apoio à gestações não planejadas, ao combate à violência obstétrica e infantil, e é responsável pela Creche Comunitária Anita Way, que atende crianças em horário integral no Morro da Providência.

A moradora Nathalia dos Santos foi apresentada ao Ateliê Por Um Fio por uma amiga, que já havia participado. Naty mora no Morro da Providência há sete anos, e é mãe de quatro crianças. Estava grávida da filha mais nova, que hoje tem três meses, quando teve as primeiras experiências com costura no projeto. 

Nathalia teve a primeira experiência com costura no projeto Por um Fio. (Foto: acervo pessoal)

— Minha avó era costureira, mas não achei que era uma área para mim. Foi uma oportunidade de aprendizado. Fui eu que costurei todas as toalhinhas, babadores e cueiros para a minha filha Eloisa usar. Quero participar cada mais vez de projetos. Foi uma experiência a mais para mim, e penso sim em seguir no ramo. Meu sonho mesmo é trabalhar com pintura.

Desde 2023, o projeto Por um Fio recebe apoio da ICATU e da L’OREAL, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e da Lei do ISS, em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.


LEIA TAMBÉM:

Maricá fará museu na casa de Beth Carvalho

TV Globo chega a 39% de mulheres e negros

Coco: cresce produção no Rio, grande importador do fruto


Iniciativas no Morro da Providência

A Creche Comunitária Anita Way é uma parceria entre a ONG Providenciando a Favor da Vida, a empresa Nina Moraes Design, a Prefeitura e outras instituições públicas e privadas. Foi criada como uma resposta à demanda de mães por um espaço confiável para deixar os filhos. Atualmente, atende mais de 140 alunos, com idades entre 6 meses e 3 anos. A escola funciona em tempo integral e oferece cinco refeições diárias, além de atividades de estímulo à autonomia infantil, habilidades motoras e cognitivas. É possível contribuir com a iniciativa mensal ou avulsamente pelo site.

Creche Comunitária Anita Way, localizada no Morro da Providência. (Foto: Nina Moraes Design)

Outros projetos da organização são o Roda de Gestantes e o Pequenos Artistas. O primeiro oferece acompanhamento multidisciplinar a jovens gestantes, além de palestras, oficinas e benefícios associados à gravidez e ao bebê. O segundo proporciona atividades culturais para crianças de até 6 anos, com  música, dança, teatro e literatura.

A Roda de Gestantes é um espaço para compartilhar dúvidas e vivências entre mães. (Foto: reprodução/ providenciando.org.br)