Pescadores da Baía de Guanabara podem se inscrever em curso gratuito da UFRJ | Diário do Porto


Educação

Pescadores da Baía de Guanabara podem se inscrever em curso gratuito da UFRJ

Trinta pescadores de municípios que circundam a Baía de Guanabara serão capacitados em Construção Naval Artesanal

3 de julho de 2023

Curso voltado para pescadores da Baía de Guanabara terá duração de cinco meses (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Compartilhe essa notícia:


Uma iniciativa da Associação de Pescadores de Tubiacanga, na Ilha do Governador, vai proporcionar a capacitação de 30 pescadores artesanais dos sete municípios que circundam a Baía de Guanabara. O Curso de Extensão para Aprendizes em Construção Naval Artesanal do Estaleiro Escola da Baía de Guanabara está com inscrições abertas para a primeira turma até o dia 10 de julho. A primeira aula será dada pelo navegante e escritor Amyr Klink.

Podem se inscrever pessoas acima de 18 anos, de todos os gêneros, origens e etnias, com aptidões práticas e preferencialmente algum conhecimento de marcenaria. Os candidatos devem se inscrever por meio do link e enviar a ficha e um vídeo de apresentação.

O Curso de Aprendiz em Construção Naval Artesanal começa dia 21 de agosto e terá a duração de cinco meses. O foco do curso é a construção de barcos com técnicas de carpintaria naval, com troca de experiências com profissionais que atuam na indústria naval e pesqueira. Cerca de 45% das aulas serão práticas, com uma semana de aula por mês, o dia todo.


LEIA TAMBÉM:

Maricá tem crescimento populacional recorde, mostra Censo

Feira O Fuxico, em Ipanema, celebra as festas juninas

Cine Henfil, em Maricá, tem programação extensa no fim de semana


A capacitação é gratuita e tem certificado da UFRJ. Os professores serão mestres artesãos e coordenadores pedagógicos do NIDES (Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social da UFRJ). Haverá aulas de Educação Ambiental por colaboradores do movimento Baía Viva.

O curso é resultado da conversão de uma multa da Petroleira PRIO, com o Ministério Público Federal.

Sobre o Estaleiro Escola da Baía de Guanabara

O Estaleiro Escola da Baía de Guanabara é parte do Projeto Educação Ambiental, que tem o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) como gestor financeiro e operacional, no âmbito do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade) celebrado entre o Ministério Público Federal (MPF-RJ) e a empresa a PRIO (Chevron Brasil) com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Mais informações sobre as inscrições pelo número: (21) 96536-6208 (WhatsApp)