Saquarema e Conexão do Futuro levam alunos para torneio de xadrez | Diário do Porto


Educação

Saquarema e Conexão do Futuro levam alunos para torneio de xadrez

Alunos de Saquarema tiveram preparação especial do Conexão do Futuro para a competição, com aulas no contraturno do período escolar

12 de abril de 2024

Saquarema levará 50 estudantes para o campeonato regional de xadrez da Região dos Lagos (foto: Prefeitura de Saquarema / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Saquarema realizou uma preparação especial para os cerca de 50 alunos da sua rede de ensino que irão disputar, amanhã, 13 de abril, o Circuito Regional Escolar de Xadrez. Os atletas do tabuleiro fazem parte do Programa Conexão do Futuro, que em Saquarema realiza atividades no contraturno, como curso de robótica, línguas, dança, xadrez e outros.

Os alunos do Conexão do Futuro pré-inscritos no torneio de xadrez recebem aulas especiais, como regras de competição e fatores psicológicos. É o que explica Eduardo Teixeira, coordenador de xadrez do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Saquarema e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação (IDPI).

“Estamos dedicados a preparar nossos estudantes não apenas como jogadores de xadrez, mas como atletas esportivos. Com seis turmas preparatórias, garantimos que cada aluno tenha a atenção e o treinamento necessários. Estamos confiantes no desempenho dos nossos estudantes”, resume Teixeira.

Além da preparação especial, sete desses alunos estão participando ainda de aulas especiais de canto. O objetivo é prestar homenagem ao músico Paulinho Nogueira, que compôs “Jogo de Xadrez”, música que será apresentada pelos estudantes no campeonato.

Em Saquarema, mais de 7 mil alunos participam do Conexão do Futuro

Realizado pela Federação Estadual de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (FEXERJ), com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, o campeonato tem 160 vagas para praticantes de xadrez de todas as escolas da Região dos Lagos. As disputas vão ocorrer em Bacaxá, distrito de Saquarema.

O torneio de Bacaxá é o segundo campeonato do qual os alunos do Conexão participam. Em novembro de 2023, eles se destacaram no Torneio de Xadrez Copa Dante, realizado em Araruama, ao disputar nas categorias Rápido, Blitz e Por Equipe. Ao todo, os atletas conquistaram um troféu e seis medalhas, incluindo duas de ouro – uma feminina, por Karen Vitória da Conceição Faria; e uma na Rápido Sub-16, por Ailton Pinheiro.

Atualmente, mais de 7 mil alunos das escolas municipais de Saquarema participam do programa Conexão do Futuro.


LEIA TAMBÉM:

Maricá terá instalações da Universidade Federal Rural do Rio

Almirante Negro, líder antirracista, é valorizado pelo MPF

Angra dos Reis recupera a praia do Anil