Saúde mental na Rocinha chega até congresso na Espanha | Diário do Porto


Saúde

Saúde mental na Rocinha chega até congresso na Espanha

Trabalho com grupo de jovens discutiu saúde mental e a incidência de suicídios, e será apresentado em congresso espanhol, em Maiorca

15 de abril de 2024

Projeto que discute saúde mental também capacita participantes para trabalhar na área da produção audiovisual (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Estudo sobre saúde mental realizado com grupo de teatro e dança da Rocinha será apresentado no 8º Congresso Internacional da Associação Mundial de Transtorno Dual, em Maiorca, na Espanha, entre os dias 17 e 20 de abril. O trabalho é uma parceria da Clínica Jorge Jaber com a Associação Sociocultural Semearte, e envolveu cerca de 140 alunos com idades entre 13 e 22 anos.

Os jovens da Associação Sociocultural Semearte participaram de palestras, rodas de conversa e atividades artísticas ao longo de 2023, acompanhados por profissionais da psiquiatria. O objetivo era estimular o debate sobre temas da saúde mental, incluindo a prevenção ao suicídio. Agora, o próximo passo da iniciativa é compartilhar as reações, questões debatidas e respostas dos participantes com a sociedade médica internacional.

O foco da iniciativa foi promover a discussão, e esclarecer dúvidas e medos que envolvem os temas. Os encontros foram realizados durante o segundo semestre de 2023 na Biblioteca Parque da Rocinha e no Cine Estação Botafogo. A proposta foi estimular os jovens a debaterem, expressarem sentimentos e traçarem estratégias para lidar com as questões. 


LEIA TAMBÉM:

Painel de Ziraldo se deteriora nas ruínas do Canecão

Saquarema e Conexão do Futuro levam alunos para torneio de xadrez

Maricá terá instalações da Universidade Federal Rural do Rio


Saúde mental e prevenção

Recentemente, a os integrantes da Semearte perderam uma colega, futura integrante do grupo de teatro, para o suicídio. O acontecimento gerou tristeza, apreensão e dúvidas para os jovens atores e dançarinos da associação. “De 2009 a 2019, o índice de suicídios subiu 54% e se tornou a segunda maior causa de mortes entre jovens, atrás apenas dos acidentes de trânsito. A OMS afirma que 90% dos episódios poderiam ter sido prevenidos, o que torna o problema ainda mais desolador”, afirma o psiquiatra Jorge Jaber, responsável pelo estudo.

Jaber afirma que muitos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais como depressão e transtorno bipolar, e acredita que a arte e o esporte podem ser ferramentas úteis na prevenção e tratamento. O médico atua na comunidade desde 2022, também em parceria com o Instituto Desportivo Cultural Haroldo Britto, que oferece gratuitamente cursos de judô para 80 crianças e jovens entre 7 e 14 na Rocinha e no Museu Chácara do Céu.

O trabalho vai ser apresentado no 8º Congresso Internacional da Associação Mundial de Transtorno Dual pelo psiquiatra Jorge Jaber, ao lado da psicóloga Paula Zanelatto e da internacionalista Valentina Soares.  “Vai ser uma experiência muito rica reverberar no exterior, a realidade vivida dentro da Rocinha. É uma iniciativa transformadora para a vida destes jovens, e pode inspirar muitas outras ações mundo afora”, afirma Jaber.

A Associação Sociocultural Semearte atende cerca de 140 crianças e adolescentes e funciona provisoriamente na Biblioteca Parque da comunidade, onde promove atividades de teatro e dança. Em outubro de 2023, o grupo estreou no Teatro Vanucci o espetáculo “Rio”, inspirado na animação de 2011 do mesmo nome, dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha. A meta para os próximos meses é aprofundar o trabalho com a música e o canto, e criar um projeto para qualificação na área do audiovisual para dar encaminhamento profissional aos participantes do projeto.